[VÍDEO] Sistema Eleitoral – Argelina Figueiredo

Em um sistema mais amplo de representação, as normas que regulam o sistema eleitoral respondem à seguinte questão: como os votos são contados? O sistema eleitoral consiste, portanto, no conjunto de regras que definem como os votos são transformados em cadeiras ou mandatos. Ele regula a distribuição de poderes no sistema político, por meio de eleições para os cargos executivos e legislativos.

Há três formulas para a contagem dos votos: majoritária, proporcional e mista. Na fórmula majoritária, é eleito o candidato ou os candidatos mais votados. Na fórmula proporcional, a quantidade de cadeiras conquistas pelo partido é determinada pela proporção do total de votos obtidos. E as fórmulas mistas apresentam características das duas fórmulas anteriores.

Estas fórmulas eleitorais são aplicadas em territórios específicos, chamados de distritos eleitorais. Nas eleições legislativas no Brasil, por exemplo, são 27 distritos (26 estados e 1 distrito federal). Cada um deles elege uma quantidade de deputados que ocuparão as cadeiras existentes na Câmara dos Deputados, variando de 8 a 70 representantes.

Os diferentes sistemas eleitorais baseiam-se em diferentes princípios e, portanto, geram diferentes consequências. Sendo assim, não há sistema certo ou errado, melhor ou pior. A escolha depende das preferências de políticos e da cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *