[Vídeo] Sistema Representativo – Argelina Figueiredo

O sistema de representação brasileiro tem recebido inúmeras críticas, especialmente, tendo em vista a crise política pela qual o país vem passando. No entanto, ainda são desconhecidos dos brasileiros alguns aspectos básicos do nosso sistema, bem como as alternativas de organização representativas existentes em outros países democráticos.

Nesse vídeo, Argelina Figueiredo aborda cinco questões básicas que estão envolvidas na configuração dos mecanismos institucionais de um sistema representativo:
1) Quem participa nas eleições?;
2)Como se vota?;
3) O que é representado?;
4) Quem conta os votos? e;
5) Como os votos são contados?

Quem participa das eleições refere-se às restrições ao voto e ao alistamento eleitoral. Como se vota diz respeito a se votar uma vez (eleição de um único turno) ou duas vezes (dois turnos) e se o voto é atribuído ao partido ou ao candidato. Esses votos podem, por sua vez, representar lugares, como ocorre no caso dos senadores brasileiros que representam os estados da federação; ou a população, a exemplo dos deputados do país, que representam o povo dos estados. A contagem dos votos para transformar a vontade do eleitor em cadeiras no Congresso pode ser feita por um órgão independente, como é feito pela Justiça Eleitoral no Brasil, ou pode estar subordinada à indicação de mandatários pelos governadores, tal qual ocorre nos Estados Unidos. Por fim, como os votos são contados depende das fórmulas eleitorais adotadas por cada nação. Esse tema será assunto de um próximo vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “[Vídeo] Sistema Representativo – Argelina Figueiredo”